Inserida na Rota do Românico do Tâmega e Sousa, a Igreja do Divino Salvador de Tabuado é datada do XIII.
Composto por planta de nave única e cabeceira retangular, este momento é um exemplar de arquitetura românica muito bem conservado e que padroniza a arte romãnica, com os portais, a rosácea e a decoração dos capiteis. Conserva uma parcela do programa de pintura mural do século XV ou XVI.
O portal principal destaca-se pela sua imponência. O tímpano apoia sobre as mísulas [pedras salientes de apoio] em forma de cabeças de bovídeo e capitéis talhados com motivos vegetalistas. Também aqui se apresenta o motivo de pérolas, recorrente no românico das bacias do Tâmega e Sousa.
O campanário apresenta-se como uma torre defensiva.
No corpo da nave e ao nível do arco cruzeiro sobresseam dois contrafortes, que acentuam a volumetria da Igreja.
No interior, o que mais se evidencia do românico é o arco triunfal, cujas arquivoltas assentam sobre duas colunas, sendo as impostas decoradas com dentes de serra e círculos encadeados.
A parede da capela-mor é ornamentada pela pintura XVI, representando Cristo juiz, com São João Baptista e São Tiago Maior ao seu lado.
© 2024 Junta de Freguesia de Tabuado. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.