O espetáculo "TRISTE QUEM NÃO CEGA EM VER"
Data: 15-ABR-2023
Horário: 21:00h - 22:30h
O espetáculo "TRISTE QUEM NÃO CEGA EM VER" é uma emocionante mistura de teatro e arte visual, inspirado no texto de Gil Vicente e nos vibrantes Parangolés de Hélio Oiticica. A história é contada através da jornada da Maria Parda, uma personagem emblemática que enfrenta as dificuldades da crise social em que se encontra.
Com a musicalidade tradicional e humor peculiar, Maria Parda torna-se uma voz poderosa de resistência e superação, liderando uma revolução cultural que desafia as normas da sociedade opressora. Os Parangolés de Hélio Oiticica, que representam a liberdade e a criatividade, servem como um pano de fundo vibrante para a história de Maria Parda, complementando e ampliando a narrativa numa experiência visualmente instigante.
"O Pranto de Maria Parda" é uma das peças mais importantes e conhecidas do dramaturgo, escrita em 1523. É considerada uma obra importante não apenas na literatura portuguesa, mas também na história do teatro europeu.
Os Parangolés de Oiticica foram desenvolvidos para serem vestidos, dançados e manipulados pelos participantes, levando a arte para além dos limites dos museus e galerias e incorporando-a à vida quotidiana.
A confluência do público, aliás do povo-que-virá é convidada a trazer consigo um símbolo, uma frase de protesto das que ficam detidas no peito por falta de manifestação que a incorpore. Propomos que esse símbolo seja uma alfaia agrícola pois cremos que todos descendemos de camponeses. Quem não descender traga o símbolo que o ligar à terra, aos antepassados - à memória. Prosseguiremos numa marcha de movimentação poética, guiada pelos 5 continentes que surgirão representados por 5 carrinhos de compras de hipermercado. É uma perspetiva onde cabem todos os modos de ver. Todos são bem-vindos.
Nós somos a realidade, portanto podemos transforma-la.
Fátima Vale, Livração, 2023.